Foto de Paulo Freire com a mão escorando a cabeça apoiada numa mesa

Com a conclusão das Conferências Intermunicipais Populares de Educação nos 18 polos regionais, o Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo – FEESP – parabeniza o conjunto das entidades que se envolveram na construção da primeira etapa da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2022 pelo empenho que resultou, apesar de todas as adversidades, no grande sucesso envolvendo os mais diferentes segmentos sociais em todos os debates. Participaram dessa primeira etapa 848 trabalhadores da Educação de todo o Estado de São Paulo.

A próxima tarefa agora será a realização da etapa estadual, a Conferência Estadual Popular de Educação – CONEPE SP, nos dias 3 e 4 de dezembro, também no formato virtual. Para o coordenador do Fórum Estadual de Educação, Leandro Alves de Oliveira, “a educação pública e popular se constrói com democracia e participação social, por isso, levantamos às bandeiras, nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, diz.

As etapas estaduais antecedem à realização da Conferência Nacional que será realizada entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, RN. Sob o tema “Reconstruir o país: a retoma do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuíta, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos(as)”.

O objetivo da CONAPE 2022 é mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição de 1988, do PNE e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuíta, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todas, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.